Este blog visa apenas ser um espaço de partilha de informação sobre o cancro do pancrêas, aonde o objectivo é tentar consolidar ideias e conhecimentos sobre a doença para todos os que actualmente pesquisam a contra-relógio, para auxiliar a amigos e familia. Não se trata de forma nenhuma, de um espaço de promoção de empresas ou instituições, apesar de encontrarem nomes de clinicas, nomes de livros e filmes, etc..
Para comentários ou informação com a qual desejem contribuir, agradeço o vosso contacto.

A nossa experiência com esta doença..

Uma historia que pode ser muito familiar para qem visita este Blog...

Resolvi escrever este blog em homenagem à minha mãe Natividade Serra, e a todos os que sofrem com esta doença que se está a tornar mais frequente cada dia.
Não se trata só de soluçoes, trata-se de partilhar e trazer alento aos que passam por esta experiência.

Neste blog encontrarão relatos do que vivemos, do que investigámos e descobrimos, assim como fontes de informação, que espero que vos sejam uteis.
Por favor, deixem comentários com a vossa história, ou desabafos e não hesitem em contactar-me em caso de questões.

Nunca se deve esquecer que a doença é um estado de vida muitas vezes consequência do nosso caractér e forma de vida.
Ajudar alguém a partir é muitas vezes mais nobre e mais dificil do que salvar uma vida.

Melhores cumprimentos,
Carla

23 comentários:

  1. ola Carla gostei muito do k disseste ...
    A minha mae foi diagnosticado ontem um cancro no figado e a começar no pancreas foi um balde d agua fria e muito doloroso :( sera que podia trocar parcer ctg o meu e.mail e laramjrodriguess@hotmail.com beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ola. Fui diagnosticada com cancro no pancreas e que passou ao figado (fase 4).
    Estou tendo quimioterapia... sexta terei minha setima...
    Nao estou confiante muito nao...
    Parentes queridos do Brasil me mandaram fosfotolamina e estou tomando 4 por dia.
    Estou tendo problemas de coagulacao tbem...

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    imagino como você se sente mas não desanime. Primeiro, ficar doente e morrer fazem parte de um ciclo das nossas vidas e tem que se aceitar e celebrar.
    O importante, aconteça o que acontecer, é que vossa não sofra e que até ao fim da sua vida (dentro de 3 dias, 3 anos ou 30!) você seja feliz.

    Se você tem possibilidades financeiras e reside em Portugal, procure a Clinica Pedro Choy, eles podem ajudá-la e vão ao seu domicilio fazer tratamentos.

    Aconselho a que não coma productos animais, excepto carne branca, por vezes iogurtes e leite de soja.
    Coisas cruas vão muito bem para o fígado. Corte todo o açucar e tome chá de gengibre, 1x dia, de manhã para ajudar a combater o tumor e a má coagulação.

    A Clorela e a Spirulina também vão muito bem para curar cancro e facilitar a tolerância da quimio.

    Na farmácia tem umas gotas de Chollagut, baratas e que se compram sem receita, ajudam a limpar o fígado. Tome 20x dia diluidas em água.

    Eu não sou médica mas ajudei minha mãe a ter pelo menos alívio num momento dificil.

    Rezarei por você e por todos os que me contactam, para que Deus vos acompanhe e sobretudo não tenha medo..:-)

    Pode me contactar sempre que precisar, se eu puder fazer alguma coisa, eu faço.

    Um abraço e muita força para enfrentar mais este desafio da sua vida!

    ResponderExcluir
  4. DIANA SILVA diana.mor_conegoshotmail.com23 de setembro de 2009 às 16:37

    Olá a Todos,

    Acabo de chegar do Hospital com o meu Pai......Vai ter que começar a fazer tratamentos de quimioterapia!!!
    Em Janeiro do corrente ano foi operado a um tumor no pancreas. Correu tudo muito bem e não foi necessário fazer qualquer tipo de tratamento complementar. Há cerca de 2 meses começou a fazer febre e a ter dores repentinas. Desde essa altura que recorremos ao médico que o operou e ás urgências do Hospital de Guimarães. Era medicado e davam-lhe alta!!! Procurei de todas as formas conseguir um diagnóstico ou algo que me orienta-se no sentido de ajudar o meu Pai e, até mesmo, evitar um retorno da doença.
    No passado domingo voltou a ter dores e a fazer febres altas. Procurei o médico dele sem sucesso até que tive que marcar uma consulta particular para poder falar com ele sobre o que se estava a passar com o meu pai. Consegui com que ele fosse visto por uma equipa de oncologia no hospital hoje de manhã!! Entramos e imediatamente nos foi dito que teria que fazer tratamentos pois os valores tumorais estavam a aumentar e no TAC surgiam dúvidas quanto ao aparecimento de metástases nos planos basais do Toráx!!!
    Como é possivel eu ter que esperar dois meses para ouvir isto!! Na primeira recaída não se devia de ter pensado nisto!!! há coisas que eu não compreendo no nosso serviço nacional de saúde!!! Sinto-me impotente perante tudo e, ainda por cima, não sei o que devo pensar sobre o futuro do meu Pai. Será que isto é um processo normal para evitar o retorno em força da doença!! Sinto-me um navio á deriva.
    Precisava que me orientassem neste sentido. Conhecem alguém que tenho tido um caso idêntico e com o mesmo tipo de evolução?!! Tenho muito medo de perder o meu Pai!! Tenho um menino com 20 meses que tem uma adoração pelo avô e não quero que sofra com tudo isto.....
    POR FAVOR AJUDEM-ME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá .Eu estou a passar por uma situação idêntica,só que foi o fim de um ano voltou.Procure no Hospital da Arrabida porto o Dr.Gil Gonçalves um dos melhores medicos do mundo de pâncreas.

      Excluir
  5. olá!Há 3anos e 4 meses foi diagnosticado a minha avó cancro no pancreas!Foi operada a uma ernia no estomago,e passado 3 meses num exame foi detectado o cancro do pancreas,como supostamente foi descoberto numa fase inicial,optaram pela cirugia,mas quando a abriram viram que nao podiam fazer nada voltaram a fecha-la!!deram-lhe 6meses de vida,fez quimeoterapia,mas teve que parar porque como tinha problemas no coraçao o coraçao estava a ficar fraco,mas a verdade é que o cancro estacionou e que lhe prmitiu 3 anos e 2 meses de vida normal,até que em maio deste ano,começaram umas fortes dores na regiao da barriga,tivemos que a levar de urgencia para o hospital,lá optaram por lhe começar a dar os pensos de morfina,ainda andou dois meses com a mesma dose,mas acabaram por ter que aumentar,porque as dores estao cada vez mais fortes,entretanto começou a urinar coaguloes de sangue,ficamos preocupados,mais uma vez fomos a correr para o hospital,a minha avó nao queria comer,nao queria dormir,e quando deu entrada no hospital estava desidratada,com o cerebro todo baralhado,com uma peneumonia provocada pelo problema dela,com uma infeçao respiratoria,a verdade é que corou a peneumonia,a infeçao respiratoria,mas por outro lado os orgaos começaram a ficar todos destruidos!!o penso tem dias e horas que devem ser levadas a regra,mas a verdade é que por 3 vezes esqueceram-se de lhe mudar o penso no hospital,e a ultima foi a semana passada, que deviam ter mudado o penso no sabado e só o mudaram segunda feira depois do almoço,a minha avó esteve esses dias todos cheios de dores,e a ressacar a morfina,acabaram por des+truir o processo que a medica estava a tentar realizar!!vim há pouco do hospital,a minha avó,praticamente nao fala,nao sei se nos conhece,esta muito amarela,e a drenar tudo o que esta dentro dela já apodrecidp,é um cheiro terrivel,mas a verdade é que mesmo no estado em que esta na fase terminal como está,nao desiste,os proprios medicos dizem que nunca viram nada assim,que ela é de uma rexistencia!!quando me sinto em baixo e a perder as forças é nela que penso e que recarrego as minhas forças,porque se ela que esta a passar pelo que está a passar nao desiste eu nao me posso ir a baixo!!!a verdade é que há 3anos e 4 meses que ainda luta,por quanto mais tempo nao sei :'( é um cancro muito doloroso,e nós a ver as pessoas que amamos a sofrer e a morrer de dia para dia é muito dificil... apesar de saber que nao há mais a fazer,que nao há cura ainda tenho a esperança que um milagre aconteca e que a possa ter de novo em casa a minha beira...
    beijinhos

    Magui

    ResponderExcluir
  6. é isso mesmo tudo o que disseste é a mais pura das verdades minha mae morreu dia 23 de dezembro de 2010 quando descobriu que tinha ese cancer durou apenas tres meses.triste fim nao teve nem uma alternativa se nao morrer,essa doença é a pior de todas na minha opiniao.

    ResponderExcluir
  7. Olá, em abril de 2010 descobrimos que minha mãe estava com câncer de pâncreas, logo em seguida já marcaram uma cirurgia, mas o médico disse não tinha mais o que fazer, que ele só iria dar os remédios pra dor e que ela só iria durar mais uns 5 ou 6 meses, está fazendo 10 meses que ela esta lutando contra essa doença, agora faz a cada 15 dias quimioterapia de 48 horas, os cabelos dela não cairão mas a barriga dela está enorme e agora parece que piora cada vez mais, parece que está empedrada e ela chora muito de dor e diz que fica com dificuldade de respirar, a cada 15 dias antes de fazer a quimioterapia eles retiram um pouco do liquido da barriga dela, mas não demora nem 5 dias e volta tudo, pernas e pés também incham demais.Não sabemos mais o que fazer, hoje dia 18 de janeiro de 2011 vamos fazer uma sessão de reiki espero que ajude um pouco. Não aguento mais ver ela chorando e reclamando de dor, diz que dói muito as costas e a barriga. Será que alguém pode me ajudar e me dizer o que mais podemos fazer por ela?

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Este ano tem sido particularmente difil... a minha mãe desde o final do ano de 2010 começou a perder o apetite, a depressão agravou-se e queixava-se do estomago estar sempre "cheio". Foi dito que tudo isto era resultante do agravamento da depressão e que tinha uma gastrite. Pois é.... foi preciso ir a um médico particular para ele verificar que tinha as vias biliares dilatadas e mandou a mãe fazer uma ressonância magnética o que acusou "uma massa" na cabeça do pancreas. Fez à cerca de um mês uma biopsia e só dia 22 de Agosto (próxima segunda-feira) é que se sabe do resultado definitivo mas segundo o médico tudo indica que seja um tumor maligno no pancreas :( Tenho chorado imenso, tenho rezado imenso e estou desesperada porque a minha mãe é uma pessoa muito negativa e com depressão. O meu dilema agora é: deve a minha mãe saber a verdade? Ou devemos tentar esconder o "mais" possivel? Outra coisa que O médico disse era que ela teria entre 4 a 6 meses de vida e que devido à idade não era operável (a minha mãe tem 75 anos). A única coisa natural que ela tem tomado è o Aloé Vera que compramos em Lisboa e que é feito pelos frades num mosteiro. Agradeço de todo o coração se me puderem ajudar a ultrapassar esta fase difil com conselhos. O meu email é jicl2704@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. O meu pai tem 58 anos, faz no próximo dia 19 de dezembro 59. Há 15 dias queixo-se com dores agudas muito fortes no abdómen, foi ao hospital de s. josé em lisboa, às urgências. Senha verde e 9 horas depois da primeira conversa com a médica veio a notícia - uma massa na cabeça e no corpo do pâncreas. Tramal para as dores e indicação de 8 dias depois se apresentar no Hospital dos Capuchos para uma nova consulta com a mesma médica que o assistiu nas urgências. Dia 14 de Novembro lá estávamos. Quando duas horas de espera depois o chamaram, estivemos 3 minutos no gabinete da médica. Passou só e unicamente uma carta para uma consulta externa no Curry Cabral e a informação de que tinham solicitado à CUF uma biópsia. Saímos e fui ao Curry Cabral marcar a consulta de cirurgia hepato-biliar. O colega entendeu o meu desespero e marcou para daí a 8 dia, dia 24 de Novembro. Até lá dores insuportáveis, nauseas, perda de apetite quase total e obstrução intestinal. Na 2.ª feira fomos à consulta externa, a médica que nos assistiu remeteu para uma consulta da dor e para novo pedido de biopsia no IPO, cuja autorização do Curry cabral demora 2 a 3 semanas. Treta de sistema nacional de saude. Entretanto remeteram-no para a consulta da dor crónica pois quimio só poderá fazer depois do resultado da biopsia e só como cuidado paliativo. Está hoje a começar a amarelar e a coçar-se insistentemente. Dorme quase o dia todo. Já passei por isto, o meu avô, pai do meu pai, faleceu há 2 anos e meio vítima do mesmo. É uma dor gigante. Não poder fazer nada. Só sorrir para ele e esperar. (elisabete - elisabete-baptista@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  10. olá!Minha mãe tem 85 anos.Depois de uma comichão tremenda e de uma urina muito amarela, foi-lhe diagnosticado "pedra no colédoco".Após realização de CPRE e consequente retirada da dita pedra, começou a ficar muito amarela,febril e muito debilitada. Disseram que foi devido a uma nova obstrução do colédoco. Após alguns exames pouco conclusivos (RX, Rossonância, endoscopia e ecoendoscopia), resolveram através de CPRE colocarem no colédoco uma prótese metálica, de forma a evitar uma nova obstrução. Por fim, após colocação da prótese diagnosticaram-lhe NEOPLASIA INTRADUCTAL PAPILAR MUCINOSA. Porém, dado o seu estado debilitado não procederam à biópsia, portanto não sabem se é benigno ou maligno. Recebeu alta, está em casa há um mês, melhorou significativamente, no entanto, come pouco, de vez em quando faz febre e não há meio de engordar. Nunca teve dores, mas só de pensar que é inevitável não as ter, faz com que eu sofra muito por antecipação. Não toma nenhuns medicamentos,não faz exames de rotina, por isso não sei se a deva ou não levar a um médico particular. Agradecia que me ajudassem.... Paula (paula.cg76@gmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Olá boa noite a todos...
    O meu pai foi.lhe diagnosticado um tumor na cauda do pâncreas com 2 a 2.5cm, e uma possível metástase no fígado de 1 cm. Além de tudo isto tem carcinomatose peritoneal.. Vai iniciar para a prox semana a quimioterapia (folfirinox), e entretanto tenho dado ao meu a nível de alimentação, carnes brancas, fruta, beterraba, legumes verdes, sucos de cenoura, morango, beterraba, tangerina, pera.. E p além disso, dou.lhe glutationa 1 comprimido 250mg por dia, algo q foi aconselhado por um médico alemão p ser dado durante a quimioterapia, a excepção dos dias de quimioterapia,pois dizia q ajudava a fortalecer e a suportar melhor a quimioterapia. A médica dela confrontada c isso disse q n concordava pois estava a tirar a toxicidade do organismo da quimioterapia, nas esquece.se q o próprio corpo precisa de estar forte p ajudar. Entretanto na qta vou a um homeopata Serge jurasunas ( alguem conhece?). Gostava de saber opiniões sobre tratamentos e alimentação e nutrição. Tds as dicas são bl vindas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a todos!
      gostaria de saber como têm corrido as consultas com o Dr. Serge Jurasunas? O meu pai também está com uma doença do foro oncológico e eu marquei-lhe uma consulta com ele, mas é sempre bom termos referências.
      Obrigada e Boa Sorte para todos

      Excluir
    2. Boa noite!
      Hoje ouvi falar sobre o Dr. Serge. Gostaria de saber como correu a consulta.
      Agradeço a opinião sincera.
      As melhoras para todos.

      Excluir
  12. Ola a todos!! Em Setembro de 2013 foi diagnosticado a minha mãe com 69anos cancro no pancreas ja com metasteses no figado.. A medica aconcelhou a quimioterapia e nos inicios foi suportando bem, apesar de perder totalmente o apetite de comer chegando a perder 28kg.. Esta semana começou a estar muito fraca, ebril e muito inchada na barriga e nas pernas... é um desespero vê -la sofrer e nada poder fazer a não ser estar ao lado dela incondicionalmente. Desde setembro que deixei o meu trabalho para estar ao lado dela nesta luta tão dificil.. que Deus ajude a todos qu se encontram na mesma situação.

    ResponderExcluir
  13. Alguém tem algum comentário relativo às consultas do Dr. Serge Jurasunas? Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Olá. A minha mãe faleceu no passado dia 6 deste mês com adenocarcinoma do pâncreas. .. maligno.... fazia dia 11 de Julho 7 anos que fora diagnosticado e operada no hospital Santos Silva. Viveu bem 6 anos.... criou o meu filho... viveu bem.... em Julho de 2013 acamou. Perdeu o andar.... ficou dependente de morfina. ... degradou se o corpo tendo ganho inúmeras chagas no corpo.... foi internada no ipo cuidados paliativo.. deixou de comer.... de falar....mas esteve sempre consciente. .... até ao último dia. ... chegou a pedir me que a matasse.... pois as dores mesmo com morfina eram imensas. ... sendo a dor psicológica também muito forte para ela..... no dia antes de falecer falou e brincou cmg. .. e disse me até amanhã e deu me um beijo.... mas o amanhã já não voltou para ela....as 10 horas recebia a notícia que acabara de falecer 20 minutos em antes.... de maneira serena mas que tinha partido.... Agora já não sofre mais.... Esta em paz.... Esta doença e terrível. . Por isso cada ano mês ou dia que se viva bem sem dores tem que ser aproveitado ao máximo. .... foi o que a minha mãe fez.... viveu ao máximo. ..criou o meu filho que era a força dela... a vida dela..... boa sorte a todos e muita força. ... quem passou por isto sabe o que custa. .. custa muito perder um pai ou mãe. ... mas custa ainda mais vê los sofrer e saber que não há esperança ou cura para esta doença. ..por isso peçam todos para que o sofrimento não seja prolongado. ... Eu vi a minha mãe assim um ano.... e isso custou mais do que vê lá partir. .... um bj no coração a todos vós

    ResponderExcluir
  15. O meu marido está em fase terminal do cancro do pancreas. Tem 55 anos. Tem tido febre de 38,5 ultimamente, tosse muito e às vezes custa-lhe respirar. Alguém que tenha passado por este problema, sabe dizer-me que sintomas mais poderão aparecer na fase terminal? Toda a informação será útil neste momento. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu marido tambem esta nas mesmas circunstâncias.Tem a barriga muito grande e urina muito castanha.Faz Quimioterapia ,mas está a passar muito mal.Deus ajude a todos nós

      Excluir
  16. O meu marido está igual (adeno carcinoma da cauda do pâncreas) e só procuro aqui o que lhe vai acontecer de seguida Barriga enorme pernas e pés inchados super magro começou a perder o apetite Tenho medo muito medo do sofrimento dele por saber que vai partir é horrivel saber isso

    ResponderExcluir
  17. 😭😭😭Deus ajuda o meu pai!!! Nao consigo sequer escrever nada. Ja foi td dito atras!!! O que sera de mim sem ti meu kerido pai!!! Nao te quero perder...

    ResponderExcluir
  18. Já leram este artigo sobre curcuma? Nao tinha noçao dos seus benefecios.https://www.naturalthrone.com/blog/artigo/curcuma-beneficios-de-um-medicamento-natural

    ResponderExcluir
  19. Uma dieta saudável não é apenas crucial para evitar o cancro do cólon, mas também fundamental para aqueles que realmente querem ter uma vida longa e saudável.

    ResponderExcluir